[Review] – Amplificador Valvulado Pedrone TITAN de 8W

O head Pedrone TITAN é um amplificador valvulado para guitarra, que reúne recursos que o qualifica para estar presente em qualquer estúdio do mundo, quiçá em nossos home studios, garagens e casas.

Head Valvulado Pedrone Titan - 8WQuem me conhece sabe que sempre fui imparcial quanto a equipamentos de guitarra mas eu só faço um review de equipamentos honestos e que tenham qualidade sonora, visual, entre outros detalhes. Quem realmente julga o som são as pessoas que vão ver ou ouvir as gravações, não eu. Não adiantaria nada fazer um review dizendo que um amplificador X é maravilhoso ou que tem o mesmo som de um amp famoso como muitos fazem, isto na minha opinião chama-se “marketing mentiroso” e é algo muito perigoso nos dias de hoje pois pode afundar a própria empresa.

Nesta matéria vamos falar sobre o amplificador Titan de 8W da empresa Pedrone Amplificadores. Fiquei alguns dias com o Titan e pude fazer um teste bem criterioso com ele além de um vídeo demonstração.

O Titan conta com 1 válvula 6L6 no power e 2 válvulas 12ax7wa no pré, tem apenas 1 canal, saída de linha com emulação de caixa acústica, loop valvulado, não tem opção de customização, bivolt (127/220 volts) e pesa 6,7kg.

É um amp pequeno feito para estudo e gravações mas muita gente pergunta se é possível tocar com banda e ao vivo. Sim, é possível, mas depende de alguns fatores como caixa e falantes utilizados. Outro item importante é a saída de linha que emulação de caixa acústica e pode ser ligada direto na mesa de som facilitando a vida de qualquer guitarrista quando não puder microfonar o amplificador. “Ah, mas 8W é pouco”… não, não é… é bem alto.

O tone stack (grave, médio, agudo) responde muito bem. Consegui chegar facilmente nos timbres que eu queria com o Titan.

Acionando o drive (War) podemos ir de um overdrive para tocar rock até metal na linha do Metallica… enquanto no modo “Peace” ter um som clean.

Os controle FAT adiciona uma quantidade extra de graves ao som do amp e o controle de BRIGHT oferece mais brilho.

O botão TONE traz um som mais na linha Marshall ou deixa o amp soando mais como um amp Fender. Opções mais do que suficientes para timbrar bem com o Titan.

Liguei um pedal de delay no loop e o som não embolou, ficou bem transparente como deve ser um bom loop valvulado. Um TS9 também foi utilizado como booster no input do Titan e também respondeu muito bem mas este teste não entrou no vídeo demonstração para não confundir as pessoas sobre o drive “puro” do amp.

O único contra na minha opinião foi a nomenclatura War/Peace, mas nada ligado ao timbre, apenas pode confundir um pouco quem estiver usando o amplificador pois todos os controles possuem uma identificação padrão.

Vale a pena conferir os vídeos ou agendar uma visita ao Pedrone para testar o amplificador Titan de 8W.

 

Assista ao vídeo de demonstração do Pedrone Titan 8W:


Um abraço e até o próximo review!

 

Christian Castro

Christian Castro

 

 

Post Scriptum:
O amplificador Titan foi retirado de produção momentaneamente pelo fabricante, porque está passando por uma renovação. Segundo o fabricante, em 2015 ele será relançado com novos recursos que o deixarão ainda mais atraente.