• Home »
  • Dicas »
  • [Guia de Sobrevivência] Alto-falantes: Guitarra – Frequências – Parte 6

[Guia de Sobrevivência] Alto-falantes: Guitarra – Frequências – Parte 6

Aprenda mais sobre o voicing (timbre) dos alto-falantes, como funciona a curva de frequência e leia nossa lista de recomendações.

Por Elvis Almeida
e Christian Castro

 

Alto-falante: Guitarra - Guia de Sobrevivência - Parte 6Curva de frequência dos alto-falantes

É meu amigo, os alto-falantes não são iguais, as técnicas construtivas variam de um fabricante para outro. A espessura do cone, por exemplo muda radicalmente o som. Ainda que se compare dois alto-falantes de igual tamanho, potência, impedância, sensitividade e sensibilidade, se a construção não for idêntica (réplica) o som não será igual. Detalhes influenciam no timbre, tais como profundidade do cone, a maneira que o cone/aranha são fixados à carcaça (chanfradura, borracha), o tamanho desta chanfradura, o tipo e formado do imã e muitos outros.

Por isso, é importante que você tenha referências (principalmente auditivas) do alto-falante que está interessado em comprar. Se você curte um som mais scooped, procure um cuja resposta seja menor nos médios. Do contrário, se está à procura de um som mais “rasgado” cheio de médios, ao bom estilo Hard Rock, procure um falante que tenha mais proeminência desta frequência.

O importante é escolher bem. Se seu amplificador tem uma vocação mais pra Metal e você ligar num falante que reforce mais médios, é claro que vai funcionar. A questão é que o resultado será diferente daquele obtido com um falante mais voltado para sons pesados. Tudo é uma questão de pesquisa e referência.

As curvas de frequências encontradas nos sites dos fabricantes são destinadas a especialistas. Se você não for um deles, é melhor confiar nos seus ouvidos e testar o maior número de caixas e alto-falantes diferentes para escolher a sua. É muito importante ter uma boa rede de amigos guitarristas (risos) e poder contar com cada um deles para testar equipamentos. Temos certeza que se você ajuda outros a encontrar o equipamento ideal, você também será ajudado.

 

Alto-falantes Recomendados

– Eminence: GB128, V128, Governor… samples de toda a linha no site do fabricante;
– Celestion: V30 (Clássico – existe o chinês e UK – sim, existe diferença entre eles em termos sonoros. Blackshadow e Greenback são outras ótimas opções. Obs.: Existem vários Celestions além dos citados, basta procurar online);
– MG – Blackdog (Nacional);
– Pedrone – Golden Tone (Nacional);
– Warehouse;
– Jensen;
– JBL;
– Weber Speakers;
– Electro Voice: EVM 12L Classic ou Black Label.

 

Aprenda mais ouvindo e analisando as especificações com os downloads abaixo:

Celestions:
http://www.pipemore.com/centraldaguitarra/Celestions.zip

Eminences:
http://www.pipemore.com/centraldaguitarra/Eminences.zip

Electro Voice EVM 12L Classic e EVM 12L Black Label:
http://www.pipemore.com/centraldaguitarra/Electro-Voice-EVM 12L-Classic-Black-Label.docx

Áudio original extraído do site da Eminence dos principais falantes da marca:
http://www.pipemore.com/centraldaguitarra/Falantes-Eminence-Original.zip

 

Finalizando, gostaríamos de dizer que áudio é assim mesmo, complexo e cativante… não linear e ao mesmo tempo para todos… tão variada criatura, quanto seus criadores. Não se assuste com a quantidade de informações. Aos poucos elas vão se fixando e a gente vai implementando os conceitos na prática.

 

Um abraço e até o próximo Guia de Sobrevivência.

 

Apoio: Grupo Amplificadores Valvulados S.A.
http://www.amplificadoresvalvulados.com